quarta-feira, 22 de julho de 2009

Senso comum;

Espaço no mercado de trabalho e direito ao voto são umas das conquistas mais marcantes das mulheres nas últimas décadas, e pelos quais elas mais se orgulham. Grande sonho americano!
Alguém se lembrou de lutar por governantes mais dignos? Alguém se lembrou de fazer os homens ajudarem nas tarefas domésticas?
Não! Século XXI, o auge da evolução humana, mulheres conseguindo seu espaço no mercado de trabalho, com salários desvalorizados, e cheias de serviço esperando-as quando chegar em casa. Vida política? Claro que temos! Todo ano de eleição nós, assim como os homens, somos obrigadas a enfrentar fila e sol escaldante, para escolhermos um vencedor! Aquele enviado de deus que vai roubar nosso dinheiro tão suado. Meu deus! Não consigo nem pensar o que sería de nós se não pudéssemos votar!
Às vezes nós ficamos tão cegos por um ideal, que nos juntamos àqueles que mais se assemelham a nós e esquecemos do bem comum, esquecemos de peceber que sem bases sólidas não há como construir nada concreto.
Os negros finalmente sairam do fundo dos ônibus, e ganharam direito de freqüentar os mesmos locais que os brancos. Ah claro, é uma mudança, para melhor com certeza, e por isso merece respeito. Mas será que alguém se lembrou de lutar por educação e saneamento básico?
Não senhor! Agora os negros têm passe livre para irem aonde querem, inclusive escolher seu assento do ônibus onde quiser (!), podem votar e tudo mais. Lutaram (e muito!) por igualdade, mas se esqueceram do mais importante: lutar pelas condições de promover essa igualdade. Um negro pode ocupar um cargo importante e ser respeitado sem que isso pareça um absurdo, mas não conquistaram condições para isso, por isso é tão raro ver essa situação.
Talvez algum dia o bom senso supere a estupidez humana e possamos perceber que antes de sermos seres individuais, somos várias partes de um todo, somos pequenas partículas de um único ser: a humanidade.

Nenhum comentário: